sexta-feira, 2 de março de 2012

Texto de apoio - Aula 02 - 3° ano do Ensino Médio

Texto de apoio – Disciplina de Sociologia – 3° Ano - Professor: Estevão Armada
Tema: A conquista dos direitos civis, políticos, sociais e humanos no Brasil


A construção da cidadania brasileira: novidade e problemas 

            Depois de discutirmos a perspectiva sociológica sobre o conceito de cidadania, e entendermos um pouco a origem da nossa forma de pensar a cidadania, vamos investigar um pouco o processo de construção da cidadania brasileira.
            Para pensarmos a questão dos direitos e da cidadania no Brasil temos de considerar a história de nossa população e as características das relações sociais e políticas que ocorreram por aqui. 
            No nosso país, historicamente os direitos relacionados a cidadania sofreram uma inversão na ordem de existência, sendo que primeiramente tivemos os direitos sociais, em 1930, e depois os políticos e por fim os civis. Se pararmos para comparar com outros países, o Brasil teve uma seqüência estranha de conquista dos direitos do cidadão. Mas porque será que isso aconteceu?
            Inicialmente podemos explicar essa situação em virtude do passado colonial, que continuou muito presente em nossa sociedade, sendo que temos elementos desse período existentes até os dias de hoje. Na condição colonial, tínhamos uma sociedade escravocrata que não reconhecia os direitos individuais. Outro período histórico importante foi a ditadura que extinguiu os direitos civis e políticos, para manter uma situação de controle sobre a sociedade por parte dos militares.
            Por outro lado, os direitos sociais, ou seja, a questão social sempre foi considerada caso de polícia, caso houvesse muita pressão social com intenção de exigir melhores condições de vida.
            Dessa forma, o momento em que podemos afirmar a existência da cidadania no Brasil foi em 1988, com a promulgação da constituição de 1988, que passou a ser conhecida como “constituição cidadã”. Ela ganhou esse nome, pois foi o primeiro documento legal que garantia os direitos do cidadão. Percebem como o processo de constituição da cidadania no Brasil é algo novo e recente em nossa história. Assim, é importante considerarmos que hoje em dia estamos contribuindo para efetivar a cidadania no país, ou seja, somos sujeitos históricos que podemos efetuar ações de muita importância para as próximas gerações.  

E aí? O que você anda fazendo para contribuir com a construção da cidadania? Pense nisso.

Referências:
TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2010.
Sociologia: ensino médio / Coordenação Amaury César Moraes. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.  (Coleção Explorando o Ensino; v. 15).
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: sociologia, ensino médio - 3a série, volume 1.  São Paulo: SEE, 2009.




Nenhum comentário:

Postar um comentário