sexta-feira, 2 de março de 2012

Texto Aula 02 - 2° ano Ensino Médio

Texto de apoio – Disciplina de Sociologia – 2° Ano - Professor: Estevão Armada
Tema: O estrangeiro do ponto de vista sociológico

 A condição do estrangeiro

            Nas primeiras aulas do bimestre nós estudamos a questão da diversidade social, e pudemos notar que ela é extremamente complexa, pois surge de uma variedade imensa de relações entre diversos grupos sociais. A sociologia nos ajudou a perceber que a imensa diversidade social brasileira se origina a partir da colonização portuguesa, da vinda dos negros africanos e com as correntes imigratórias. Diante de tudo isso, vocês já pararam para pensar que todos nós somos descendentes de estrangeiros? Mesmo que você tenha algum antepassado indígena, dificilmente sua descendência é apenas dos índios, pois a influencia dos grupos sociais que vieram de fora do nosso território é muito grande. Nesse sentido, a sociologia pode nos auxiliar mais uma vez a compreender a situação do estrangeiro. Para isso vamos aproveitar as idéias de Georg Simmel, um sociólogo alemão, que analisou a figura do estrangeiro.

            Para Simmel, o estrangeiro é aquele que chega hoje e fica por aqui, não aquele que chega hoje e parte no dia seguinte. O estrangeiro se fixa num grupo espacial particular, mas sua posição é marcada pelo fato de não ter pertencido aquele grupo desde o começo. Daí, ser estrangeiro significa ter uma forma específica de interação, de proximidade, já que ele passa a fazer parte de um novo grupo quando se desloca, e ao mesmo tempo de distancia, pois não pode se integrar totalmente no grupo social do lugar aonde chegou.

            O estrangeiro também possui outras características como a de não sofrer as influências do grupo a que se inseriu após se deslocamento, daí possui certa “objetividade”. Ainda existem outras questões de dificuldade para os estrangeiros, pois em algumas situações eles não são concebidos como indivíduos, mas como estranhos. Em determinadas situações o distanciamento frente aos estrangeiros é de tal maneira que eles passam a ocupar uma posição de bastante desprivilegio na sociedade.

Assim, a partir das idéias de Simmel, é possível perceber que a situação do estrangeiro é carregada de uma tensão, que ocorre devido a essa condição de ser e não ser do grupo. Nesse sentido, todos nós carregamos essa tensão, já que no começo do texto pudemos refletir que possuímos uma forte influência dos imigrantes na nossa identidade.

Referências:
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: sociologia, ensino médio - 2a série, volume 1.  São Paulo: SEE, 2009.
SIMMEL, Georg. Sociologia: coleção grandes cientistas sociais. Evaristo de Moraes Filho (org.). São Paulo, Ática, 1983.

Nenhum comentário:

Postar um comentário