Texto
de apoio 2° Bimestre – 2° Ano - Professor: Estevão Armada
Tema: A
noção de cultura e a ideia de cultura de massa/Consumo versus consumismo
“Consumidor” ou “consumido”?
Nas últimas aulas discutimos a noção
do conceito de cultura para a sociologia e pudemos perceber sua importância, já
que a partir da perspectiva sociológica, foi possível entender que a cultura
significa tudo àquilo que o homem faz e pensa. Durante muito tempo foi comum
identificar a existência de dois tipos de cultura no interior das sociedades: a
cultura popular (a cultura do povo, expressão da população) e a cultura erudita
(cultura de elite, destinada apenas a uma parcela da sociedade). Nos últimos
anos conseguimos perceber que essa diferença não é possível de existir, pois a
cultura se refere a todo ser humano, o que nos diferencia á maneira de nos
inserirmos nessa cultura.
Outra ideia relacionada ao conceito de cultura é a “cultura
de massa”. Você já ouviu essas palavras? Sabe o seu significado? O fenômeno da
“cultura de massa” esta associado ao consumo, que se relaciona ao
desenvolvimento da economia capitalista. A industrialização e o avanço
tecnológico geraram uma produção em larga escala de mercadorias que precisavam
ser comercializadas. Para isso acontecer houve o desenvolvimento da propaganda,
o surgimento das “marcas” e a criação de espaços destinados ao consumo
(supermercados) que ocasionaram no surgimento da sociedade de consumo de massa,
na Europa e EUA, que se estendeu ao mundo todo.
Acontece que a generalização do consumo acabou gerando
problemas a sociedade, pois a busca pela satisfação desenfreada de mercadorias
não é acompanhada de uma compreensão racional da vida social. Nossa você deve
estar se perguntando como assim, a compra de alimentos e roupas não é algo
importante para nós?
O problema é que o desenvolvimento tecnológico e industrial
acompanhado do surgimento de grandes conglomerados e de empresas capitalistas
acabou trazendo modificações na esfera cultural. Alguns sociólogos
identificaram que esse cenário provocou uma “produção cultural” que tinha o
objetivo de ampliar a comercialização de mercadorias. Esses sociólogos
identificaram o fenômeno da indústria cultural, que tinha o fim de vender e
fidelizar os indivíduos, nesse sentido o consumidor transformou se em objeto da
indústria cultural, um alvo a ser perseguido, seduzido. Os produtos culturais
deveriam atender as necessidades do mercado.
Surge aí o elemento central da indústria cultural, a
propaganda, já que é ela que alcança o consumidor e apresenta os valores do
consumo, de uma maneira que camufla e esconde as suas verdadeiras intenções.
Nunca aconteceu com você de comprar ou desejar muito um produto e depois
perceber que nem precisava tanto daquilo? Pois é, isso é resultado da influência
da propaganda sobre nós!
FARONI, Alexandre e CARVALHO, Débora Cristina. Sociologia. São Paulo: Edições SM, 2010.
São Paulo (Estado)
Secretaria da Educação. Caderno do
professor: Sociologia, ensino médio - 2a série, volume 2. São Paulo: SEE, 2009.
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