quinta-feira, 31 de maio de 2012

Texto de apoio – 2° Ano- “Consumidor” ou “consumido”? - 2° Bimestre


Texto de apoio 2° Bimestre – 2° Ano - Professor: Estevão Armada

Tema: A noção de cultura e a ideia de cultura de massa/Consumo versus consumismo

“Consumidor” ou “consumido”? 

            Nas últimas aulas discutimos a noção do conceito de cultura para a sociologia e pudemos perceber sua importância, já que a partir da perspectiva sociológica, foi possível entender que a cultura significa tudo àquilo que o homem faz e pensa. Durante muito tempo foi comum identificar a existência de dois tipos de cultura no interior das sociedades: a cultura popular (a cultura do povo, expressão da população) e a cultura erudita (cultura de elite, destinada apenas a uma parcela da sociedade). Nos últimos anos conseguimos perceber que essa diferença não é possível de existir, pois a cultura se refere a todo ser humano, o que nos diferencia á maneira de nos inserirmos nessa cultura.

Outra ideia relacionada ao conceito de cultura é a “cultura de massa”. Você já ouviu essas palavras? Sabe o seu significado? O fenômeno da “cultura de massa” esta associado ao consumo, que se relaciona ao desenvolvimento da economia capitalista. A industrialização e o avanço tecnológico geraram uma produção em larga escala de mercadorias que precisavam ser comercializadas. Para isso acontecer houve o desenvolvimento da propaganda, o surgimento das “marcas” e a criação de espaços destinados ao consumo (supermercados) que ocasionaram no surgimento da sociedade de consumo de massa, na Europa e EUA, que se estendeu ao mundo todo.

Acontece que a generalização do consumo acabou gerando problemas a sociedade, pois a busca pela satisfação desenfreada de mercadorias não é acompanhada de uma compreensão racional da vida social. Nossa você deve estar se perguntando como assim, a compra de alimentos e roupas não é algo importante para nós?

O problema é que o desenvolvimento tecnológico e industrial acompanhado do surgimento de grandes conglomerados e de empresas capitalistas acabou trazendo modificações na esfera cultural. Alguns sociólogos identificaram que esse cenário provocou uma “produção cultural” que tinha o objetivo de ampliar a comercialização de mercadorias. Esses sociólogos identificaram o fenômeno da indústria cultural, que tinha o fim de vender e fidelizar os indivíduos, nesse sentido o consumidor transformou se em objeto da indústria cultural, um alvo a ser perseguido, seduzido. Os produtos culturais deveriam atender as necessidades do mercado.

Surge aí o elemento central da indústria cultural, a propaganda, já que é ela que alcança o consumidor e apresenta os valores do consumo, de uma maneira que camufla e esconde as suas verdadeiras intenções. Nunca aconteceu com você de comprar ou desejar muito um produto e depois perceber que nem precisava tanto daquilo? Pois é, isso é resultado da influência da propaganda sobre nós!

Agora, depois de ter contatos com essa compreensão sociológica do consumo e das propagandas, que tal pensar um pouco mais antes de comprar as últimas mercadorias da moda?

 Referências:
FARONI, Alexandre e CARVALHO, Débora Cristina. Sociologia. São Paulo: Edições SM, 2010.
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: Sociologia, ensino médio - 2a série, volume 2.  São Paulo: SEE, 2009.

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