quinta-feira, 31 de maio de 2012

Atividade Diagnóstica – Sociologia – 2° Ano do Ensino Médio – 2° Bimestre


Atividade Diagnóstica – Sociologia – 2° Ano do Ensino Médio – 2° Bimestre

Professor Estevão Armada

Tema: A noção de cultura e a ideia de cultura de massa/Consumo versus consumismo

Objetivos: incentivar o contato do aluno com produção artística; desenvolver capacidade de análise crítica; desenvolver leitura e interpretação de esfera midiática.

Critérios de avaliação do aluno: adequação aos objetivos da atividade; capacidade analítica do aluno e de observação da sociedade; desenvolver habilidades de leitura.

Orientações: a atividade deverá ser feita em dupla, ou individualmente, com entrega na data de 15/06.
Procedimentos:

1)      Assistir programa televisivo e realizar comentário da experiência.

2)      Análise crítica de propaganda.

3)      Compartilhar atividade com colegas e professor.

Programas televisivos:
Sr. Brasil: Quinta, às 22h /Domingo, às 10:15
Viola minha viola: Sábado, às 20h / domingo, às 9h

 1°Parte: Observação de programa televisivo

1.      Identificação do programa (artistas e dinâmica do programa).

2.      Qual sua impressão? Gostou ou não? Explique.

3.      Compare com outro programa da televisão, procurando considerar conteúdo discutido em sala de aula.

 2° Parte: Análise crítica de propaganda.

1. Escolher dois produtos que aparecem em propagandas nos meios de comunicação As propagandas podem ser impressas em revistas ou jornais, da internet, ser parte de catálogos ou ser anotadas da televisão. A propaganda deve sempre conter texto e imagem do produto.

2. Fazer a análise do respectivo material de propaganda.Esta análise deve ser dividida em dois tipos: do texto e da imagem do produto.
a) Como o produto é mostrado em texto e imagem?
b) a propaganda fala das qualidades reais do produto ou vende algo que não está ligado diretamente a ele? Explique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário