segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Texto de apoio - Aula 01 - 3° Ano do Ensino Médio - Tema: Cidadania


Texto de apoio – Disciplina de Sociologia – 3° Ano - Professor: Estevão Armada

Aula 01: Cidadania: o que é isso?



            Você se considera cidadão? Ou melhor, você exerce sua cidadania? Ambas as perguntas parecem meio bobas, pois em vários momentos de nossa vida escutamos falar sobre isso, e a questão da cidadania parece ser uma coisa bem resolvida por nós não é? Através do auxílio da sociologia vamos examinar a noção de cidadania que temos em mente para avaliar se a questão é tão simples assim.

            A sociologia compreende a cidadania a partir de dois pontos principais, primeiro ela é vista como a participação dos cidadãos na vida social e política, e em segundo lugar a cidadania pode ser medida pelos direitos a que o cidadão possui.

            Ocorre também que a noção de cidadania que nos conhecemos é originada por conta de uma série de transformações no decorrer da história sendo que ela nem sempre teve o mesmo significado. Uma das origens do termo cidadão se encontra na Antiguidade Clássica, utilizada pelos gregos nas cidades estados. Naquele período cidadãos eram apenas aqueles que detinham poder.     A idéia de cidadania que entendemos atualmente se relaciona ao surgimento do Estado Moderno que passa a garantir nossos direitos essenciais como cidadãos.

            A influência principal para a nossa percepção atual de cidadania são os documentos originados na Independência dos EUA (Constituição -1787) e na Revolução Francesa (Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão -1789). EUA e França passavam por acontecimentos tão marcantes que repercutem até os dias de hoje. Naquele momento eram discutidas questões sobre a cidadania através da tentativa de definir direitos aos homens. O desenvolvimento da cidadania moderna se relaciona a conquista de quatro tipos de direitos: os civis (século XVIII); os políticos e sociais (século XIX) e os direitos humanos (Século XX).

            Tanto os EUA, quanto a França estavam sob influência do pensamento liberal e do iluminismo. O primeiro tinha como valores primordiais: o individualismo, a liberdade e propriedade privada. Já a ilustração, ou iluminismo, se baseava na firme convicção da razão como fonte de conhecimento e na busca pela realização humana. É nesse contexto de intensas transformações sociais, políticas, culturais e econômicas que se desenvolvem as idéias e pensamentos que culminaram na idéia de cidadania moderna.         

            Percebem a importância dessa discussão para nós, que hoje em dia vivenciamos inúmeras situações que se ligam aos direitos humanos e ao exercício da cidadania. Através desses conhecimentos devemos pensar melhor na situação atual dos nossos direitos e sobre o exercício de nossa cidadania.  

Referências:

TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2010.

Sociologia: ensino médio / Coordenação Amaury César Moraes. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.  (Coleção Explorando o Ensino; v. 15).

São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: sociologia, ensino médio - 3a série, volume 1.  São Paulo: SEE, 2009.
  sob influência do pensamento liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário