quinta-feira, 31 de maio de 2012

Atividade Diagnóstica – Sociologia – 2° Ano do Ensino Médio – 2° Bimestre


Atividade Diagnóstica – Sociologia – 2° Ano do Ensino Médio – 2° Bimestre

Professor Estevão Armada

Tema: A noção de cultura e a ideia de cultura de massa/Consumo versus consumismo

Objetivos: incentivar o contato do aluno com produção artística; desenvolver capacidade de análise crítica; desenvolver leitura e interpretação de esfera midiática.

Critérios de avaliação do aluno: adequação aos objetivos da atividade; capacidade analítica do aluno e de observação da sociedade; desenvolver habilidades de leitura.

Orientações: a atividade deverá ser feita em dupla, ou individualmente, com entrega na data de 15/06.
Procedimentos:

1)      Assistir programa televisivo e realizar comentário da experiência.

2)      Análise crítica de propaganda.

3)      Compartilhar atividade com colegas e professor.

Programas televisivos:
Sr. Brasil: Quinta, às 22h /Domingo, às 10:15
Viola minha viola: Sábado, às 20h / domingo, às 9h

 1°Parte: Observação de programa televisivo

1.      Identificação do programa (artistas e dinâmica do programa).

2.      Qual sua impressão? Gostou ou não? Explique.

3.      Compare com outro programa da televisão, procurando considerar conteúdo discutido em sala de aula.

 2° Parte: Análise crítica de propaganda.

1. Escolher dois produtos que aparecem em propagandas nos meios de comunicação As propagandas podem ser impressas em revistas ou jornais, da internet, ser parte de catálogos ou ser anotadas da televisão. A propaganda deve sempre conter texto e imagem do produto.

2. Fazer a análise do respectivo material de propaganda.Esta análise deve ser dividida em dois tipos: do texto e da imagem do produto.
a) Como o produto é mostrado em texto e imagem?
b) a propaganda fala das qualidades reais do produto ou vende algo que não está ligado diretamente a ele? Explique.

Texto de apoio – 2° Ano- “Consumidor” ou “consumido”? - 2° Bimestre


Texto de apoio 2° Bimestre – 2° Ano - Professor: Estevão Armada

Tema: A noção de cultura e a ideia de cultura de massa/Consumo versus consumismo

“Consumidor” ou “consumido”? 

            Nas últimas aulas discutimos a noção do conceito de cultura para a sociologia e pudemos perceber sua importância, já que a partir da perspectiva sociológica, foi possível entender que a cultura significa tudo àquilo que o homem faz e pensa. Durante muito tempo foi comum identificar a existência de dois tipos de cultura no interior das sociedades: a cultura popular (a cultura do povo, expressão da população) e a cultura erudita (cultura de elite, destinada apenas a uma parcela da sociedade). Nos últimos anos conseguimos perceber que essa diferença não é possível de existir, pois a cultura se refere a todo ser humano, o que nos diferencia á maneira de nos inserirmos nessa cultura.

Outra ideia relacionada ao conceito de cultura é a “cultura de massa”. Você já ouviu essas palavras? Sabe o seu significado? O fenômeno da “cultura de massa” esta associado ao consumo, que se relaciona ao desenvolvimento da economia capitalista. A industrialização e o avanço tecnológico geraram uma produção em larga escala de mercadorias que precisavam ser comercializadas. Para isso acontecer houve o desenvolvimento da propaganda, o surgimento das “marcas” e a criação de espaços destinados ao consumo (supermercados) que ocasionaram no surgimento da sociedade de consumo de massa, na Europa e EUA, que se estendeu ao mundo todo.

Acontece que a generalização do consumo acabou gerando problemas a sociedade, pois a busca pela satisfação desenfreada de mercadorias não é acompanhada de uma compreensão racional da vida social. Nossa você deve estar se perguntando como assim, a compra de alimentos e roupas não é algo importante para nós?

O problema é que o desenvolvimento tecnológico e industrial acompanhado do surgimento de grandes conglomerados e de empresas capitalistas acabou trazendo modificações na esfera cultural. Alguns sociólogos identificaram que esse cenário provocou uma “produção cultural” que tinha o objetivo de ampliar a comercialização de mercadorias. Esses sociólogos identificaram o fenômeno da indústria cultural, que tinha o fim de vender e fidelizar os indivíduos, nesse sentido o consumidor transformou se em objeto da indústria cultural, um alvo a ser perseguido, seduzido. Os produtos culturais deveriam atender as necessidades do mercado.

Surge aí o elemento central da indústria cultural, a propaganda, já que é ela que alcança o consumidor e apresenta os valores do consumo, de uma maneira que camufla e esconde as suas verdadeiras intenções. Nunca aconteceu com você de comprar ou desejar muito um produto e depois perceber que nem precisava tanto daquilo? Pois é, isso é resultado da influência da propaganda sobre nós!

Agora, depois de ter contatos com essa compreensão sociológica do consumo e das propagandas, que tal pensar um pouco mais antes de comprar as últimas mercadorias da moda?

 Referências:
FARONI, Alexandre e CARVALHO, Débora Cristina. Sociologia. São Paulo: Edições SM, 2010.
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: Sociologia, ensino médio - 2a série, volume 2.  São Paulo: SEE, 2009.
3°F – 2° Bimestre

Seminários: Movimentos Sociais

Objetivo do seminário: Desenvolver conteúdo sociológico a respeito da cidadania contemporânea; analisar formas de participação política na sociedade; desenvolver a prática investigativa de temas sociológicos; trabalhar com leitura e interpretação textual; potencializar a expressão verbal e oral dos alunos.  

Datas de apresentação: 15 e 22 de junho (15/06 e 22/06).

15/06: operário, sindical, rural e feminista.

22/06: popular urbano, negro, glbt e ambientalista.

 Datas de orientação docente:

01/06: operário, sindical, rural e feminista.

15/06: popular urbano, negro, glbt e ambientalista.

 Critérios de avaliação: organização dos grupos; clareza na exposição; conteúdo sociológico; capacidade analítica; relatório.

 Roteiro para exposição dos grupos

  • Tempo de exposição: 8 minutos
  • Tempo de réplica: 2 minutos
  • Apresentar aspectos centrais dos movimentos sociais. 

Questões do relatório a ser entregue:

1) Identificação geral do movimento

2) Contexto histórico e social de surgimento do movimento

3) objetivos do movimento

4) Avaliação do movimento através da perspectiva da cidadania

5) situação atual do movimento

6) qual a contribuição do seminário para o grupo

Citar as fontes de consulta: sites, livros, revistas.