Atividade
Diagnóstica – Sociologia – 2° Ano do Ensino Médio – 2° Bimestre
Professor
Estevão Armada
Tema: A noção de cultura e a ideia de cultura de massa/Consumo
versus consumismo
Objetivos:
incentivar o contato do aluno com produção artística; desenvolver capacidade de
análise crítica; desenvolver leitura e interpretação de esfera midiática.
Critérios
de avaliação do aluno: adequação aos objetivos da atividade; capacidade
analítica do aluno e de observação da sociedade; desenvolver habilidades de leitura.
Orientações:
a atividade deverá ser feita em dupla, ou individualmente, com entrega na data
de 15/06.
Procedimentos:
1)
Assistir programa televisivo e realizar
comentário da experiência.
2)
Análise crítica de propaganda.
3)
Compartilhar atividade com colegas e professor.
Programas televisivos:
Sr. Brasil: Quinta, às 22h
/Domingo, às 10:15
Viola minha viola: Sábado,
às 20h / domingo, às 9h
1. Identificação
do programa (artistas e dinâmica do programa).
2. Qual
sua impressão? Gostou ou não? Explique.
3. Compare
com outro programa da televisão, procurando considerar conteúdo discutido em
sala de aula.
1. Escolher dois produtos que aparecem
em propagandas nos meios de comunicação As propagandas podem ser impressas em
revistas ou jornais, da internet, ser parte de catálogos ou ser anotadas da
televisão. A propaganda deve sempre conter texto e imagem do produto.
2. Fazer a análise do respectivo
material de propaganda.Esta análise deve ser dividida em dois tipos: do texto e
da imagem do produto.
a) Como
o produto é mostrado em texto e imagem?b) a propaganda fala das qualidades reais do produto ou vende algo que não está ligado diretamente a ele? Explique.